Warning: Cannot assign an empty string to a string offset in /var/www/html/006-br.com.viajabrasil/www/wp-includes/class.wp-scripts.php on line 454
BOSQUE DOS ALEMÃES EM CAMPINAS - Viaja São Paulo

Anterior Próximo
Compartilhar

BOSQUE DOS ALEMÃES EM CAMPINAS

Bosque dos Alemães em Campinas

A área em que atualmente se encontra o Bosque dos Alemães em Campinas foi doada a Prefeitura de Campinas em 1928 pela San Paulo Land Company Limited, nas proximidades da então “Vila Mac Hardy”; o bosque – um resquício de mata do complexo do planalto central – passava nesta ocasião a integrar o Jardim Guanabara, em formação. No curso das décadas seguintes, a ausência de cercas ou alambrados de proteção, os cortes de algumas árvores e o acúmulo de detritos urbanos danificaram a vegetação criando-se dificuldades de preservação e renovação da cobertura vegetal. No final da década de 1970, no entanto, o “Bosque dos Alemães” mereceria um novo projeto de reurbanização, mais atento aos processos de destruição e ä urgência de se instalar mecanismos de controle e preservação da mata – uma mata que, ainda neste período, mantinha viva cerca de 80% de sua flora nativa (composta de tamboril, guaporuvu, canela-batalha, pau-de-óleo, jequitibá branco ou ainda guaçatanga, cafezinho e manduirana.

O Bosque foi cercado por alambrados e controlado por quatro portões de acesso, sendo instalados em seu interior novos equipamentos de lazer “sintonizados” com a paisagem nativa. Neste caso, foram utilizados materiais puros e regionais como o “varvito de itu” no piso, o saibro no parquinho e os troncos de madeira nos bancos; os passeios foram traçados com a intenção de reforçar a percepção da flora; os trabalhos de paisagismo se voltaram para a auxiliar a reprodução das espécies originais. Datada do final da década de 1970, a reurbanização do “Bosque dos Alemães” ou da Praça João Lech Jr nos permite conhecer e nos encantar com uma área de 20.580m2 de bosque, de inigualável significação ambiental.

Localizado entre as Ruas Albano de Almeida Lima, Barros Monteiro, Rocha Camargo e João José Tangerino, no Jardim Guanabara, o Bosque dos Alemães uma área de 20.580m2, cercada de alambrado e dois portões para acesso dos pedestres. A arborização do local é remanescente de mata nativa. Existem árvores de pequeno, médio e grande porte de espécie como guaporuvu, canela-batalha, pau-de-óleo, jequitibá branco, ipê roxo e amarelo, entre outras.

Além dessa importante área verde, a cidade conta com o Bosque dos Jequitibás, que passa por reforma, Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), Bosque dos Guarantãs, no Jardim Nova Europa e o Bosque São José, no Jardim Proença.

Como chegar?

Abrir no maps

Anterior Próximo
Compartilhar

Curtiu?
Reserve um city tour ou passeio agora!

Data
Adultos
Bebês
Crianças

Sobre

O Viaja Brasil é um impulsionador do Turismo Nacional, atuando para fortalecer todas as regiões do país, promovendo e comercializando os principais destinos turísticos brasileiros através de uma ação deste grande Portal, aproximando vendedores e compradores por meio de uma plataforma de comércio eletrônico.

Contato

Setor Comercial Norte Quadra 05 Bloco A – Sala 417 - Torre Norte Brasília Shopping – Asa Norte, Brasília-DF
[email protected]

Faça parte

Integre seu negócio

Área do agente

Acesse
Cadastre-se

Viaja São Paulo

Viaja São Paulo 2002 - 2020 ®
Todos os direitos reservados
Powered by Viaja Brasil