Anterior Próximo
Compartilhar

Capela São João Batista Itapema

Capela São João Batista

A Capela São João Batista é datada de 1946 uma das capelas mais antigas da cidade de Itapema. A capela atual é a 3ª erguida no mesmo local.
A construção foi orientada por membros da família Tomio, hábeis construtores de origem italiana que chegaram ao Bairro Sertão no início do século XX. O desenho arquitetônico seguiu padrão já existente no município de Canelinha. As telhas e tijolos foram feitos no próprio local através de mutirão popular. Ali acontece em junho a tradicional Festa de São João Batista, padroeiro da comunidade local. Os relatos sobre sua inauguração, apontam para a década de 1940.

À margem esquerda do rio Itajaí Açu, no bairro Badenfurt, região Oeste da cidade de Blumenau, por volta de 1950, as famílias começaram a se reunir para rezar o terço diante de quadro de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro. Um pequeno oratório foi construído no local, aonde hoje se encontra o cemitério do Badenfurt. As missas eram celebradas na escola do bairro e nas residencias das famílias.

No final da década de 50, a família Bonelli doou a comunidade um terreno situado a rua Henrich Hemmer nº 2876, para a construção da igreja. No dia 24 de junho de 1966, era fundada a nova Capela. Foi dedicada a São João Batista, cuja a imagem, como registram os históricos foi abençoada em 19 de junho de 1966, com o apadrinhamento de 20 casais da redondezas. O precioso quadro da mãe do Perpetuo Socorro continua guardado cuidadosamente e venerado na capela.
Sra. Lilian Dombecker permanece na memoria da comunidade como a primeira catequista.

Diversas famílias apoiaram e sustentaram o inicio da comunidade. Dentre tantas, lembra-se os Dombecker, Maçaneiro, Mandel, Rocha e Waltrich.
No ano de 1984, iniciou-se movimentação para construir a atual Capela. Sua inauguração deu-se em 12 de junho de 1988. O atendimento pastoral, ali era prestado pela então Paróquia Santa Terezinha, sediada no Bairro Escola agrícola, através de seu Paróco, Pe. Carlos Adolfo Kiesewetter.
em 1997, foi fundada a Paróquia Santo estevão, sediada no bairro Salto do Norte e foi empossado como primeiro pároco o Pe. Raul Kestring. A comunidade do Badenfurt, então agregou-se a nova paróquia.

Além das pastorais e movimento que floresceram na Capela São João Batista, a marca ecumênica é saliente. A maioria das famílias é luterana da igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil(IECLB). O relacionamento de unidade vai se intensificando entre as duas comunidade, principalmente a partir de 1998. Nessa ano, Pastor Butzke e Pe. Raul Kestring, respectivos párocos, realizaram o “Curso Básico da Fé” Idealizado pela pastor Butzke, o curso despertou e animou agente de ecumenismo das duas Igrejas naquele bairro.

Como chegar?

Abrir no maps

Anterior Próximo
Compartilhar

Curtiu?
Reserve um city tour ou passeio agora!

Data
Adultos
Bebês
Crianças

Sobre

O Viaja Brasil é um impulsionador do Turismo Nacional, atuando para fortalecer todas as regiões do país, promovendo e comercializando os principais destinos turísticos brasileiros através de uma ação deste grande Portal, aproximando vendedores e compradores por meio de uma plataforma de comércio eletrônico.

Contato

Setor Comercial Norte Quadra 05 Bloco A – Sala 417 - Torre Norte Brasília Shopping – Asa Norte, Brasília-DF
[email protected]

Faça parte

Integre seu negócio

Área do agente

Acesse
Cadastre-se

Viaja Santa Catarina

Viaja Santa Catarina 2002 - 2020 ®
Todos os direitos reservados
Powered by Viaja Brasil