Warning: Cannot assign an empty string to a string offset in /var/www/html/006-br.com.viajabrasil/www/wp-includes/class.wp-scripts.php on line 454
SANTUÁRIO ECOLÓGICO DE PIPA - Viaja Rio Grande do Norte

Anterior Próximo
Compartilhar

SANTUÁRIO ECOLÓGICO DE PIPA

Santuário Ecológico de Pipa

Abrigo de centenas de espécies da fauna e flora brasileiras, o Santuário Ecológico de Pipa fica a poucos minutos da agitada vila famosa por suas praias e estilo de vida. Porém ainda é um lugar pouco visitado pelos turistas e que deveria estar no roteiro obrigatório de quem visita a região.

São 16 trilhas, todas curtas e bem sinalizadas, que ficam dentro de uma área de preservação ambiental. O Santuário Ecológico de Pipa fica na estrada entre Pipa e Tibau do Sul (muito mais perto de Pipa) e próxima ao acesso a Praia do Madeiro. Após pagar os 5 reais do ingresso (super barato), recebi um mapa com as trilhas e escolhi algumas para fazer. As minhas escolhidas foram as que passam pelo Mirante dos Golfinhos e pelo Mirante das Tartarugas.

A variedade de paisagens e recursos naturais do Santuário Ecológico de Pipa incluem arrecifes, falésias, dunas e florestas. O local é apenas uma pequena amostra da paisagem original que existia quando as caravelas portuguesas atracaram no litoral na época do descobrimento do Brasil.

A Chácara do Madeiro é ao mesmo tempo um monumento histórico, uma reserva ecológica e um laboratório do futuro.

Foi aqui que em 1980 o Sr. Charles Capelle, engenheiro elétrico responsável pelo projeto ITAIPU, se refugiou para escapar dos males da civilização e tentar estabelecer uma vida mais equilibrada, baseada na auto-sustentação.

Desde o século XVI a área tem sido visitada por procuradores de madeira – uma das matas locais ainda exibe o nome “Mata do Pau-Brasil”. No seculo XIX fazia parte da fazenda do João Armógenas, cujos ultimos escravos (Dona Joaquina e Dona Antonia) faleceram faz poucos anos em Pipa.

Mais recentemente o Madeiro entra nas mão da família local Borges, que arrenda a área para a plantação de roçado e pasto de gado. Só desde 1976 que a mata começa a se recuperar e demorará muitos anos até alcançar a nobre altura da floresta antiga.

Na época em que o Sr. Charles se instalou, a praia da Pipa ainda não tinha rede de energia nem agua, às vezes faltava até comida, mas com o espírito de aventura ele encontrou soluções originais para todos os problemas, como você verá. Enquanto cultivava seu jardim de orquideas e árvores miniaturas se dedicou à confecção de finas obras de arte, algumas das quais estão a mostra Museu que traz o seu nome.

Atualmente a Chácara é local de uma intigrante experiência científica: o treinamento e soltura de animais silvestres para recompor a antiga fauna da região (reintrodução controlada). Paral tal se tem o apoio do Centro de Recuperação e Reintrodução de Animais Silvestres (CERRAS) em Natal, e de uma equipe de voluntários dedicados.

Para não prejudicar essa experiência e não pertubar a harmonia ecológica da área pedimos ao visitante para respeitar as poucas regras que colocamos no verso da senha de ingresso, com o título “Código de Comportamento na Mata”.

Como chegar?

Abrir no maps

Anterior Próximo
Compartilhar

Curtiu?
Reserve um city tour ou passeio agora!

Data
Adultos
Bebês
Crianças

Sobre

O Viaja Brasil é um impulsionador do Turismo Nacional, atuando para fortalecer todas as regiões do país, promovendo e comercializando os principais destinos turísticos brasileiros através de uma ação deste grande Portal, aproximando vendedores e compradores por meio de uma plataforma de comércio eletrônico.

Contato

Setor Comercial Norte Quadra 05 Bloco A – Sala 417 - Torre Norte Brasília Shopping – Asa Norte, Brasília-DF
[email protected]

Faça parte

Integre seu negócio

Área do agente

Acesse
Cadastre-se

Viaja Rio Grande do Norte

Viaja Rio Grande do Norte 2002 - 2020 ®
Todos os direitos reservados
Powered by Viaja Brasil