Warning: Cannot assign an empty string to a string offset in /var/www/html/006-br.com.viajabrasil/www/wp-includes/class.wp-scripts.php on line 454
PRAÇA ANDRÉ DE ALBUQUERQUE EM RN - Viaja Rio Grande do Norte

Anterior Próximo
Compartilhar

PRAÇA ANDRÉ DE ALBUQUERQUE EM RN

Praça André de Albuquerque em RN

A Praça André de Albuquerque em RN, também conhecida popularmente como Praça Vermelha, está situada no bairro da Cidade Alta, em Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte. É o ponto geodésico da cidade e também o seu marco zero. Seu nome se deve ao revolucionário André de Albuquerque Maranhão, que lutou ao lado dos revoltosos de Pernambuco.

Sua criação se deu no ano de 1888, por parte da Câmara Municipal de Natal, que então renomeou a Rua Grande, dando-a o seu nome atual. Entre o final do século XIX e os tempos atuais, a praça sofreu inúmeras intervenções dos mais diversos governos, que lhe acrescentaram monumentos, modificaram seu paisagismo e adicionaram novos aparelhos públicos. A praça é uma das mais importantes da cidade, não apenas por ser o local de nascimento da mesma, mas por estar situada na confluência de prédios de grande importância para a sociedade natalense, como a Catedral Velha e o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.

O nome da praça se deve a André de Albuquerque Maranhão, que em 1817 lutou ao lado dos revoltosos da Revolução Pernambucana. André era o senhor do engenho de Cunhaú e foi umas das principais figuras da revolta no Rio Grande do Norte, ao lado do Miguel Joaquim de Almeida Castro, mais conhecido como Padre Miguelinho.

Albuquerque Maranhão chegou a tomar o poder da cidade de Natal e da província do Rio Grande do Norte por um breve período que foi de 29 de março a 25 de abril de 1817, quando derrubou o então governador da capitania, José Inácio Borges. No entanto, após a derrota dos revolucionários em Pernambuco, o movimento perdeu sua força nos outros estados da região, e André acabou por ser deposto e preso na Fortaleza dos Reis Magos, onde faleceu.

Como forma de reconhecimento a este homem, que posteriormente acabou por ser considerado um herói do estado, a Câmara Municipal de Natal alterou o nome da Rua Grande (a principal rua da capital do estado à época) para Praça André de Albuquerque em 1888.

Como chegar?

Abrir no maps

Anterior Próximo
Compartilhar

Curtiu?
Reserve um city tour ou passeio agora!

Data
Adultos
Bebês
Crianças

Sobre

O Viaja Brasil é um impulsionador do Turismo Nacional, atuando para fortalecer todas as regiões do país, promovendo e comercializando os principais destinos turísticos brasileiros através de uma ação deste grande Portal, aproximando vendedores e compradores por meio de uma plataforma de comércio eletrônico.

Contato

Setor Comercial Norte Quadra 05 Bloco A – Sala 417 - Torre Norte Brasília Shopping – Asa Norte, Brasília-DF
[email protected]

Faça parte

Integre seu negócio

Área do agente

Acesse
Cadastre-se

Viaja Rio Grande do Norte

Viaja Rio Grande do Norte 2002 - 2020 ®
Todos os direitos reservados
Powered by Viaja Brasil