Warning: Cannot assign an empty string to a string offset in /var/www/html/006-br.com.viajabrasil/www/wp-includes/class.wp-scripts.php on line 454
MUSEU RONDON DE ETNOLOGIA CUIABÁ - Viaja Mato Grosso

O que fazer?
Anterior Próximo
Compartilhar

MUSEU RONDON DE ETNOLOGIA CUIABÁ

Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia em Cuiabá

O Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia em Cuiabá – MR/DAN/ICHS/UFMT é uma instituição de caráter científico-cultural, sem fins lucrativos, que visa à pesquisa, o ensino e a extensão nas áreas de Etnologia, Arqueologia e Museologia, bem como a divulgação da diversidade étnica brasileira, em especial àquela presente no Estado de Mato Grosso. Foi criado pela Resolução nº CD 36/72 de 30 de junho de 1972 e inaugurado em 08 de janeiro de 1973, e seu nome é uma homenagem ao mato-grossense Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.

Configura-se como um importante centro de divulgação, valorização e respeito da diversidade étnica e cultural do estado de Mato Grosso e do país, contribuindo para romper com estereótipos e preconceitos em relação aos povos indígenas e demais populações tradicionais, bem como para a formação de pesquisadores e antropólogos no centro-oeste do país.

Para saber um pouco mais sobre a cultura indígena, você não pode deixar de visitar o Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia. Localizado em Cuiabá, mais especificamente na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), o local é rico em detalhes e perfeito para um passeio em família.

O acervo é constituído de objetos arqueológico e etnológico é provenientes da colaboração de várias etnias, bem como por doação de pesquisadores e colecionadores particulares. A sala de exposição longa duração do Museu Rondon destina-se a ser não apenas uma mostra de cultura material, mas um local onde o visitante possa obter informações a respeito dos diferentes povos indígenas de Mato Grosso. O objetivo é valorizar a importância do conhecimento sobre a diversidade cultural e a capacidade que as sociedades indígenas têm de criar e recriar seus produtos culturais. Por sua vez, a sala de exposição de curta duração recebe exposições itinerantes de instituições científico-culturais nacionais e internacionais.

Criado em 1972, o Museu mantém um dos maiores acervos do País sobre a cultura indígena e reúne mais de 16 mil publicações sobre o tema. O arquivo audiovisual inclui fotografias e filmes de rituais e atividades dos diversos grupos indígenas, além de uma exposição de diversos adornos e utensílios utilizados diariamente pelos índios.

O local passou por uma recente reforma para melhorias, deixando o ambiente ainda mais agradável, com duas salas de exposições, auditório para 100 pessoas, área de lazer moderna e acessibilidade para pessoas com deficiência em toda sua estrutura.

Como chegar?

Abrir no maps

Anterior Próximo
Compartilhar

Curtiu?
Reserve um city tour ou passeio agora!

Data
Adultos
Bebês
Crianças

Sobre

O Viaja Brasil é um impulsionador do Turismo Nacional, atuando para fortalecer todas as regiões do país, promovendo e comercializando os principais destinos turísticos brasileiros através de uma ação deste grande Portal, aproximando vendedores e compradores por meio de uma plataforma de comércio eletrônico.

Contato

Setor Comercial Norte Quadra 05 Bloco A – Sala 417 - Torre Norte Brasília Shopping – Asa Norte, Brasília-DF
[email protected]

Faça parte

Integre seu negócio

Área do agente

Acesse
Cadastre-se

Viaja Mato Grosso

Viaja Mato Grosso 2002 - 2020 ®
Todos os direitos reservados
Powered by Viaja Brasil