Anterior Próximo
Compartilhar

PRAÇA DOS ORIXÁS NO LAGO PARANOÁ

A Praça dos Orixás e a Festa de Iemanjá ( que é realizada no Ano-Novo) foram declaradas patrimônios imateriais do Distrito Federal. A importância de preservação acaba de ser proferida por decisão do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do DF (Condepac). Portanto, serão incluídas no Livro dos Lugares e celebrações, resguardado pela Secretaria de Cultura. Foram destinadas assim porque representam um espaço de reverência cultural à religiosidade afro-brasileira. Cabe ao estado laico do DF protegê-las.

Integrantes do candomblé contam que frequentemente no final de semana, carros costumam invadir o espaço e estacionam próximo à beira do lago, onde pessoas fazem churrasco, poluem as águas e abrem o porta-malas com som altíssimo. Os integrantes do candomblé contam também que são zombados enquanto realizam suas preces e oferendas aos orixás. Por ali, instalam-se constantemente moradias provisórias e precárias.

Há também o grave registro de ataques de ódio ao conjunto de esculturas que representam os orixás, algumas das estátuas foram desrespeitadas com ações de ódio, como a queima das obras. Na madrugada, o espaço não tem policiamento algum. Quem frequenta o espaço, por exemplo, relata a falta de segurança, a praça precisa de ações concretas de proteção e salvaguarda.

A Praça dos Orixás se localiza na “Prainha”, no Lago Paranoá, ao lado da Ponte Honestino Guimarães, na margem do lado da Asa Sul, sendo um dos cartões postais de Brasília. A praça foi atacada por vândalos diversas vezes, sendo que em 2006 teve quatro estátuas arrancadas de seus pedestais. Em 2009 a praça foi restaurada e reaberta ao público por R$ 730.000,00. Foi reinaugurada exibindo 16 estátuas de orixás de autoria do artista plástico baiano Tatti Moreno.

Como chegar?

Abrir no maps

Anterior Próximo
Compartilhar

Curtiu?
Reserve um city tour ou passeio agora!

Data
Adultos
Bebês
Crianças

Sobre

O Viaja Brasil é um impulsionador do Turismo Nacional, atuando para fortalecer todas as regiões do país, promovendo e comercializando os principais destinos turísticos brasileiros através de uma ação deste grande Portal, aproximando vendedores e compradores por meio de uma plataforma de comércio eletrônico.

Contato

Setor Comercial Norte Quadra 05 Bloco A – Sala 417 - Torre Norte Brasília Shopping – Asa Norte, Brasília-DF
[email protected]

Faça parte

Integre seu negócio

Área do agente

Acesse
Cadastre-se

Viaja Brasília

Viaja Brasília 2002 - 2020 ®
Todos os direitos reservados
Powered by Viaja Brasil