Anterior Próximo

RESERVA CHAKRAGRISU EM BRASÍLIA

A Reserva ChakraGrisu está abertos no sentido de permitir que as pessoas e grupos que visitem ou experenciem a hospitalidade da Reserva ChakraGrisu possam dispor de ambiência natural adequada a um profundo processo de imersão e ampliação da consciência apoiada nos recursos da natureza, manifesta nas dimensões representadas pelos elementos terra (dimensão física ou hathayoga), água (emocional ou baktyoga), ar (mental ou gnanyoga), fogo (psicossocial ou karmayoga) e éter (espiritual ou sahajayoga).

A Reserva ChakraGrisu o nosso foco vem sendo o de permitir a disponibilidade de local de excelência onde empreendedores, órgãos e entidades públicos e privados possam promover entendimentos e rediscussão estratégica de seus propósitos e formas de interação e de gestão intragrupal e com a sociedade.
De suma importância é a atribuição desse espaço natural e construído, para que as escolas e seus alunos possam transplantar suas atividades escolares para a área rural em programas oficiais de Governo a exemplo dos Programas Pedagógicos RURALTUR – Secretarias de Educação e Turismo/DF e SEBRAE), entre outros.
Quer-se que exerçam a efetiva extrapolação das frequentemente limitadas fronteiras curriculares na forma de programas de turismo pedagógico propiciando o “aprender fazendo” em bases sustentáveis nas ” Trilhas Pedagógicas das Araras Amarelas e Azuis – Canindés “, explorando tanto o ambiente natural como o construído com criativas inovações no campo da permacultura, reuso, reciclagem e adoção da requerida matriz energética abrangente e modo de vida ética e ambientalmente edificantes.

O lugar dispõe de uma grande variedade de equipamentos e estruturas para convívio humano e destinados à ampliação da capacidade perceptiva, entre os quais salientamos: Wifi, salão de vivências, mandalas de pedra e cerâmica, sauna, ofurô aquecido com placas solares, biblioteca, piscina natural com águas captadas por telhados e levemente aquecidas com placas solares, salas de estar, cozinha, lareiras, varandas, quiosque para artes plásticas, quadra poliesportiva, parque infantil, pizzaria, defumador-churrasqueira vegetariana, bosques florestais e frutíferos, horta orgânica e fitoterápica, camping e campo escoteiro infra estruturado para apoio de chefias e familiares de escoteiros, nichos naturais, áreas equipadas e soltas para aves poedeiras e canil, recantos e pracinhas para bate-papo construídos em plena harmonia e integração entre o ambiente construído e o meio ambiente natural.
A reserva
A RPPN ChakraGrisu possui cerca de 46 mil m2 e fica a apenas 47 km de Brasília.
É a primeira Reserva ChakraGrisu Particular do Patrimônio Natural – RPPN institucionalizada em Brasília e a menor do Brasil. Como se diz, ” tamanho não é documento”.
A Reserva, criada por Portaria do Ministério do Meio Ambiente, em 1997/98 e homologada pelo IBAMA, vem implantando a permacultura como modelo de manejo: o cerrado preexistente tem sido enriquecido com espécies do próprio cerrado e também com representantes da mata de galeria/ciliar, com a estratégica inserção de um ponto de água (poço de Baco das Araras Canindés Amarelas e Azuis) para atração da fauna.
É caracterizada pela cobertura vegetal de árvores nativas do cerrado, enriquecida por espécies exóticas e outras provenientes de matas ciliares e de galeria. Neste recanto natural oferecemos um espaço multifacetado de convivência, com enfoque nas práticas antiestresse.

As águas pluviais que se infiltram e lavam os seus solos, vertem na direção das veredas e do Ribeirão Monjolo, tributário do Ribeirão Palmeiras, que deságua no Rio Maranhão, que por sua vez forma o Tocantins da Bacia Hidrográfica Amazônica.
Estamos a 2,5 km da Estação Ecológica de Aguas Emendadas, com as nascentes das Bacias do Prata, Amazônia e São Francisco e, portanto, estamos no seu corredor de influencia, rebatimento ou entorno ecológico. As araras Canindés que sobrevoam a Reserva ChakraGrisu de manhã e à noite moram em coqueiros e buritizeiros dentro da Estação
As águas cristalinas do subsolo “emendam hidricamente” essas bacias hidrográficas estão assentadas em aquíferos preservados em meio a cristais de rochas. Esse fenômeno hidrológico único garante uma emblemática pureza e vibração e que repercutem nos trabalhos de limpeza e imersão energética. As águas descendo de bubuia nos corpos hídricos abaixo reverberam e deságuam de forma benfazeja em todas as direções.
Foram acrescentadas trilhas e locais de observação e meditação de forma a garantir a convivência harmônica das espécies, inclusive com o homem, mediante seu ingresso respeitoso na área, em atividade vivencial e em sintonia com os elementos naturais.
Há cachoeiras na região, entre as quais a de Indaiá, no Rio Itiquira. Mas a cascatinha de água tépida sobre o olho d’água de Nanã traz o barulhinho típico da cachoeirinha e o frescor de um banho natural.
Estamos sempre buscando novos processos de gestão integrada e a adoção de técnicas que contribuam para a preservação/ /conservação/revitalização dos cerrados e de suas espécies características com
efetiva produção de agua que é canalizada pelos telhadas e cataventada de poços.
O projeto
A oferta de hospitalidade é mensurada a partir da concepção de um modelo de empreendimento, com capacidade de resposta à demanda de uma modalidade de SPA voltada não para a perda de peso físico, mas de “peso energético”, com as condições adequadas para oferecer serviços de “aconchego” com características de excelência e qualidade, compatíveis com as exigências e sofisticação ditadas pela natureza em questão, em padrões nutricionais e culinários internacionais.
O projeto em torno do Centro de Vivências se constitui principalmente por ações que viabilizem o desenvolvimento sustentável, a ampliação da consciência e a educação ambiental, formando assim uma estrutura sólida que dê consistência e suporte para um modelo de sustentabilidade real, com soluções criativas para as atuais questões que afligem o Ser Humano.
O empreendimento se propõe hospedar e acolher, em um ambiente autossustentável, grupos de pessoas de diversas classes sociais e faixas etárias para uma experiência profunda consigo mesmas através de práticas holísticas, universalistas e vivências de imersão.
A linha de trabalho é materializada adotando-se um espaço-tempo de convivência de trabalho multifacetado, integrando-se as dimensões física, mental, emocional, social e espiritual do Ser no seio da Mãe Natureza, que a tudo e a todos acolhe de forma aconchegante. O meio ambiente é a cartilha aberta para um novo aprendizado das pessoas pela observação atenta de seus processos naturais.
Não se edificou uma infraestrutura para atender meramente a uma demanda de hospitalidade, mas sim optou-se pela adoção de um modelo de sustentabilidade ideal, que passa pelo exemplo próprio de modelo de vida e que possa suscitar soluções positivas para a transformação da humanidade ainda que numa escala local, porém consistente com a Agenda 21 Global e capaz de reverberar territorialmente nas bacias hidrográficas que derivam da região para o conjunto do Pais, do Planeta e para todo o Universo.
Essa proposta foi aprovada com mérito máximo na área de pós-graduação em Gestão de Hospitalidade, da Universidade de Brasília (Almeida, Fernando José de – “Hospitalidade & Religiosidade, um Encontro Estratégico no Planalto Central do Brasil” CET: Universidade de Brasília – CET. 2004. 230 p. Brasília).

Curtiu?
Reserve um city tour ou passeio agora!

Data
Adultos
Bebês
Crianças

Sobre

O Viaja Brasil é um impulsionador do Turismo Nacional, atuando para fortalecer todas as regiões do país, promovendo e comercializando os principais destinos turísticos brasileiros através de uma ação deste grande Portal, aproximando vendedores e compradores por meio de uma plataforma de comércio eletrônico.

Contato

Setor Comercial Norte Quadra 05 Bloco A – Sala 417 - Torre Norte Brasília Shopping – Asa Norte, Brasília-DF
[email protected]

Viaja Brasília

Viaja Brasília 2002 - 2019 ®
Todos os direitos reservados
Powered by Viaja Brasil