Anterior Próximo
Compartilhar

SANTUÁRIO DOM BOSCO EM BRASÍLIA

O Santuário Dom Bosco é uma das mais conhecidas Igrejas de Brasília e uma das imagens mais frequentes nos cartões-postais dessa cidade. Ocupa uma boa parte da Quadra 702 Sul, em posição bastante central no Plano-Piloto.

Construído em homenagem ao padroeiro de Brasília, São João Belchior Bosco, o Santuário tem 80 colunas de 16 metros e é decorado por vitrais em 12 tonalidades de azul. No interior, um lustre de 3,5 m de altura, formado por 7.400 peças de vidro murano, simboliza Jesus, a luz do mundo. Portas produzidas em ferro e bronze, com baixos-relevos, lembram a vida de Dom Bosco.

Dom Bosco

A construção do Santuário foi iniciativa da Congregação Salesiana. Sob a inspiração do sonho de Dom Bosco com Brasília, também foi erigida em homenagem ao Santo dos jovens, uma pequena ermida (capela) defronte ao lago Paranoá.

O Santuário foi eleito uma das sete maravilhas de Brasília em 2008 pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais (IBOCC), entidade com sede em Barcelona. Com esse título o Santuário foi incluído pelo Governo do Distrito Federal na rota turística de Brasília.

Embora desde o inicio tenha sido chamado de Santuário Dom Bosco o decreto oficial nomeando a paroquia São João Bosco em Santuário ocorreu dia 16/08/2017.

Mesmo quando o sol se põe e não pode mais azular o interior do Santuário, a iluminação continua sendo o maior atrativo do lugar. No meio do teto, paira um imenso lustre projetado pelo arquiteto brasileiro, Alvimar Moreira, para ser a única iluminação do templo ao escurecer. Os números espantam: são 7.400 pequenas peças de vidro Murano, totalizando 3 mil quilos, 3,5 metros de altura e 5 metros de diâmetro, sob a suspensão de 6 cabos de aço capazes de sustentar 6 toneladas.

Tanta luz ajuda a destacar detalhes como o altar, um bloco maciço de mármore rosa que pesa 10 toneladas. Atrás dele, a imagem é de um Cristo crucificado numa cruz de 8 metros com 4,3 metros de envergadura, que foi esculpida em um único tronco de cedro pelo artista brasileiro da cidade de Treze Tílias-SC, Gotfredo Traller.

Por todo o Santuário Dom Bosco, destacam-se também as obras do artista brasileiro, Gianfrancesco Cerri. São dele um quadro em bronze na pia batismal, a pintura em acrílico no sacrário e os relevos em cobre entalhados em mármore nas 12 portas do templo.  Na fachada principal está representado o sonho de Dom Bosco. Nas laterais, visões missionárias e passagens da vida do Santo.

No todo, as 12 portas, divididas em 3 conjuntos de 4, buscam simbolizar junto ao altar, ao lustre e à iluminação róseo-azul celeste do Santuário, o texto bíblico do Apocalipse sobre a Morada de Deus [Apocalipse 21].

Como chegar?

Abrir no maps

Anterior Próximo
Compartilhar

Curtiu?
Reserve um city tour ou passeio agora!

Data
Adultos
Bebês
Crianças

Sobre

O Viaja Brasil é um impulsionador do Turismo Nacional, atuando para fortalecer todas as regiões do país, promovendo e comercializando os principais destinos turísticos brasileiros através de uma ação deste grande Portal, aproximando vendedores e compradores por meio de uma plataforma de comércio eletrônico.

Contato

Setor Comercial Norte Quadra 05 Bloco A – Sala 417 - Torre Norte Brasília Shopping – Asa Norte, Brasília-DF
[email protected]

Faça parte

Integre seu negócio

Área do agente

Acesse
Cadastre-se

Viaja Brasília

Viaja Brasília 2002 - 2020 ®
Todos os direitos reservados
Powered by Viaja Brasil