Anterior Próximo

Jardim Botânico de Brasília – Jardim do Cerrado

O Jardim Botânico de Brasília – JBB é uma área protegida, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal – SEMA/DF, cujas atividades são: a constituição e a manutenção de Coleções de Plantas, Desenvolvimento de Pesquisa, Educação Ambiental e Lazer orientados para a conservação da Biodiversidade.

Jardim Botânico é uma região administrativa do Distrito Federal brasileiro.

A região é composta basicamente por condomínios fechados. A área antigamente pertencia às fazendas Taboquinha e Papuda,[2] embora haja controvérsias quanto à correta delimitação de cada uma.

O Jardim Botânico surgiu inicialmente em 1999 como Setor Habitacional Jardim Botânico, criado pelo Decreto 20.881, em áreas então pertencentes a São Sebastião. A criação da região administrativa se deu em 31 de agosto de 2004, pela Lei 3435.

O nome Jardim Botânico, é derivado do Jardim Botânico de Brasília, área de preservação ambiental que se localiza na região administrativa do Lago Sul, em área vizinha à região administrativa do Jardim Botânico.

A criação da região administrativa do Jardim Botânico, foi a realização de um sonho dos moradores da região, representados pela AJAB – Associação dos Moradores do Jardim Botânico. Como seu primeiro Administrador Regional, foi nomeado o senhor Hamilton Santos.

A poligonal da região administrativa do Jardim Botânico, foi concebida para contemplar unidades habitacionais, com características idênticas e englobar centenas de condomínios horizontais localizados a partir da barragem do Lago Paranoá, seguindo pela DF-001 (lado esquerdo), passando pela ESAF, até a divisa com o estado de Goiás (ABC-Cidade Ocidental) O limite na DF-140 é o Ribeirão Caixeta. Essa poligonal encontra-se em análise para aprovação na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

O Jardim Botânico de Brasília é predominantemente composto por vegetação do Cerrado, em excelente estado de conservação, que pode ser apreciado nas Trilhas Interpretativas abertas à visitação pública. Por conta dessa característica, o JBB é conhecido como o “Jardim do Cerrado”. A área acessível à visitação é composta pelo Centro de Visitantes, Centro de Excelência do Cerrado, área de Piquenique, Orquidário, Cactário, Biblioteca, Permacultura, Anfiteatro, Trilhas Interpretativas e Jardins Temáticos.

Além do contato com o Cerrado, assim como os museus possuem coleções abertas à visitação pública, o JBB possui uma coleção de Jardins Temáticos. São eles: Jardim Evolutivo, Jardim de Cheiros, Jardim Japonês e Jardim de Contemplação. Estes espaços proporcionam o contato com a diversidade das espécies existentes no planeta e ajudam a entender como as sociedades humanas se relacionam com suas plantas e constroem suas paisagens.

A equipe técnica do JBB é composta por servidores públicos que trabalham em prol da conscientização ambiental para produzir e divulgar conhecimento sobre o Bioma Cerrado, além de sensibilizar a sociedade para sua conservação.

É missão institucional do JBB, desenvolver pesquisa e tecnologia, promover o lazer e a educação ambiental orientados à conservação e preservação do Bioma Cerrado.

Curtiu?
Reserve um city tour ou passeio agora!

Data
Adultos
Bebês
Crianças

Sobre

O Viaja Brasil é um impulsionador do Turismo Nacional, atuando para fortalecer todas as regiões do país, promovendo e comercializando os principais destinos turísticos brasileiros através de uma ação deste grande Portal, aproximando vendedores e compradores por meio de uma plataforma de comércio eletrônico.

Contato

Setor Comercial Norte Quadra 05 Bloco A – Sala 417 - Torre Norte Brasília Shopping – Asa Norte, Brasília-DF
[email protected]

Viaja Brasília

Viaja Brasília 2002 - 2019 ®
Todos os direitos reservados
Powered by Viaja Brasil