Anterior Próximo

QUARTEL GENERAL DO EXÉRCITO

O Quartel-general do Exército foi projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1973. É um conjunto de linhas sóbrias complementado por um palanque, cuja cobertura é uma casca de concreto com interessante efeito acústico, conhecida como a copa da espada de Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro. Em frente ao QG está a Praça Duque de Caxias – com um obelisco em homenagem a Duque de Caxias, conhecido como a própria espada de Caxias, e um jardim cujo projeto paisagístico de Roberto Burle Marx contempla, ao centro, um lago artificial onde se destacam algumas esculturas de pedra em forma de cristais de rocha. Conhecida como a Praça dos Cristais, forma um triângulo equilátero de 102 mil m² constituído de canteiros e espelhos-d’água, dos quais emergem cristais em concreto, que representam as riquezas existentes no Planalto. O Quartel-general do Exército possui, ainda, o auditório Pedro Calmon, com capacidade para 1.200 lugares, estilizado na forma de uma barraca de campanha, e o Oratório do Soldado, que se destaca pela planta circular de concreto armado, localizada no centro de um espelho-d’água, cujo acesso se faz por uma passarela. A simplicidade do conjunto confere ao templo um ambiente de tranquilidade e harmonia.

O bairro é formado por uma vila com 635 casas, que foram destinadas a famílias de militares, além de dois blocos de dois pavimentos com oito apartamentos cada, só para oficiais solteiros. O metro quadrado do bairro é um dos mais valorizados da capital brasileira, muito em função da elevada qualidade de vida e do padrão de seus imóveis.[1] Sua população é de aproximadamente 2500 pessoas. O SMU abriga, entra outros, os seguintes quartéis: Comando Militar do Planalto, 11° Região Militar, 1°Regimento de Cavalaria de Guarda, 11° Grupo de Artilharia Antiaérea, 16° Batalhão Logístico, 3° Esquadrão de Cavalaria Mecanizada, 32° Grupo de Artilharia de Campanha, Batalhão da Guarda Presidêncial, Batalhão de polícia do Exército de Brasília, 11° Deposito de Suprimento, 2° Companhia do depósito de Suprimento, Centro integrado de Telemática do Exército, 7° Centro de Telemática da Área, Estabelecimento General Gustavo Cordeiro de Farias, Comissão Regional de Obras/11, Hospital Militar de Área de Brasília, Prefeitura Militar de Brasília e B Adm QGEx.

Endereço: Setor Militar Urbano – Eixo Monumental – SRPN Trecho 1

Visitação: Aos finais de semana e feriados, as visitas são abertas ao público e não há necessidade de agendamento, no horário de 10h às 16h. Entrada principal no Quartel General, salão Guararapes. Para grupos ou visitação nos outros dias, é necessário o agendamento por telefone. Visitação na área externa (Concha acústica) é livre.

Curtiu?
Reserve um city tour ou passeio agora!

Data
Adultos
Bebês
Crianças

Sobre

O Viaja Brasil é um impulsionador do Turismo Nacional, atuando para fortalecer todas as regiões do país, promovendo e comercializando os principais destinos turísticos brasileiros através de uma ação deste grande Portal, aproximando vendedores e compradores por meio de uma plataforma de comércio eletrônico.

Contato

Setor Comercial Norte Quadra 05 Bloco A – Sala 417 - Torre Norte Brasília Shopping – Asa Norte, Brasília-DF
[email protected]

Viaja Brasília

Viaja Brasília 2002 - 2019 ®
Todos os direitos reservados
Powered by Viaja Brasil