Anterior Próximo

PALÁCIO DO BURITI – PRAÇA DO BURITI

Sede do Governo do Distrito Federal, o Palácio do Buriti mantém as características dos demais palácios de Brasília: um retângulo envidraçado cuja laje se expande além dos limites do edifício. Nos jardins externos, encontra-se a obra em bronze fundido, réplica da Loba Romana amamentando os irmãos Rômulo e Remo, doada pelo Governo italiano em 1960, por ocasião da inauguração de Brasília. Junto ao Palácio, foi inaugurada a Praça do Buriti, onde foi plantada a palmeira típica do cerrado, tombada como Patrimônio Histórico do Distrito Federal.

Ele foi projeto pelo arquiteto Nauro Jorge Esteves para ser a sede do Governo do Distrito Federal. No entanto, em 2008, ele também serviu como sede do Executivo Federal devido a reformas que aconteciam no Palácio do Planalto.

O palácio foi um projeto do arquiteto Nauro Jorge Esteves e seu nome deriva da planta símbolo da cidade, o buriti. Um exemplar dessa espécie, transplantado de um caminho que ligava Anápolis a Brasília, ornamenta seus jardins.

Em 7 de abril de 2008, o governo federal, em razão de reformas efetuadas no Palácio do Planalto, formalizou sua transferência provisória para este prédio, a fim de que, nele, pudessem funcionar o Gabinete do Presidente da República e outros órgãos ligados diretamente a este. Essa mudança foi possível porque o Palácio do Buriti  –  Praça do Buriti já não vinha sendo utilizado como sede do Governo do Distrito Federal desde o início de 2007, quando o então governador Arruda passou a governar do Centro Administrativo (conhecido como Buritinga), em Taguatinga. Na ocasião, o Presidente Luís Inácio Lula da Silva declarou que pretendia retornar ao Palácio do Planalto ainda antes do final do seu segundo mandato.

Em frente ao prédio, existe uma réplica da Loba Romana, oferecida por Roma à capital brasileira por ocasião de sua inauguração em 21 de abril, mesma data de inauguração da cidade. Na parte interna de suas instalações, há uma área destinada à visitação pública, em que estão exibidos um busto de Che Guevara e o mural “Sonhos, Realidade e Esperança”, de Ruben Zevallos, que retrata a história de Brasília desde a profecia de Dom Bosco até sua construção.

O prédio abriga os transmissores e antena da rádio Cultura FM Brasília.

Endereço: Eixo Monumental Oeste – Praça do Buriti
Visitação: 8h às 18h

Anterior Próximo

Curtiu?
Reserve um city tour ou passeio agora!

Data
Adultos
Bebês
Crianças

Sobre

O Viaja Brasil é um impulsionador do Turismo Nacional, atuando para fortalecer todas as regiões do país, promovendo e comercializando os principais destinos turísticos brasileiros através de uma ação deste grande Portal, aproximando vendedores e compradores por meio de uma plataforma de comércio eletrônico.

Contato

Setor Comercial Norte Quadra 05 Bloco A – Sala 417 - Torre Norte Brasília Shopping – Asa Norte, Brasília-DF
[email protected]

Viaja Brasília

Viaja Brasília 2002 - 2020 ®
Todos os direitos reservados
Powered by Viaja Brasil