Palácio da Alvorada é um edifício localizado em Brasília, capital do Brasil. O palácio é designado como a residência oficial do Presidente do Brasil, estando atualmente ocupado por Jair Messias Bolsonaro. Situa-se às margens do lago Paranoá, tendo sido o primeiro edifício inaugurado na Capital Federal, em 30 de junho de 1958.
Embora o presidente da República tenha no Palácio da Alvorada suas dependências para estudos e leituras, além de lá pernoitar, o Gabinete Presidencial está situado no Palácio do Planalto, onde o mandatário da Nação realmente recebe autoridades, despacha e cumpre seus deveres de Chefe de Estado e de Governo. O nome “Alvorada” é também uma homenagem do Presidente Juscelino Kubitschek ao amigo e Ministro Victor Nunes Leal, nascido no distrito de Alvorada, em Carangola, Minas Gerai
O Alvorada é uma construção revestida de mármore e vedada por cortinas de vidro, cuja estrutura é constituída externamente dos já citados pilares brancos. Desta forma, o vidro proporciona uma certa integração entre espaço interior e exterior. Já as famosas colunas apoiam-se no terreno por um de seus vértices fazendo, aparentemente, desaparecer a ideia de peso – como que pousando o edifício no solo de Brasília. O cálculo estrutural do engenheiro Joaquim Cardozo permitiu que as bases do Alvorada — assim como em outros palácios e na catedral de Brasília — ficassem delgadas: as colunas apenas tocam o chão, dando a impressão de que o edifício flutua no ar. A obra de Niemeyer foi apelidada eventualmente de baa devido ao trabalho com a curva neste e em outros prédios da capital federal.
O formato diferenciado dos pilares externos da edificação deu origem ao símbolo e emblema da cidade, presente no Brasão do Distrito Federal. Tal formato foi, inclusive, largamente copiado em construções populares em todo o país, o que o tornou eventualmente sinônimo de uma estética kitsch quando aplicado em outros contextos. O espelho d’água, que reflete a imagem do edifício, criando um espaço virtual infinito, é complementado por um grupo escultórico, As Iaras de Alfredo Ceschiatti, que parece flutuar à superfície da água, em uma materialidade que, segundo apontam críticos da arquitetura, parece fazer desaparecer a gravidade.
Foi o primeiro edifício inaugurado em Brasília. É a residência oficial do Presidente da República. Projetado em 1956 e inaugurado em 30 de junho de 1958, é uma das obras-primas de Oscar Niemeyer. É um edifício retangular, com dois pavimentos, que tem como principal elemento a fachada de vidro e as colunas de mármore branco, que se tornaram símbolo de Brasília.
O conjunto arquitetônico inclui uma capela com obras de Athos Bulcão e o espelho-d’água, complementado pelas esculturas “As Iaras”, de Alfredo Ceschiatti, e “O Rito dos Ritmos”, de Maria Martins. No seu interior, abriga obras de grandes nomes da arte contemporânea, tais como Volpi e Portinari. O Palácio atrai turistas que fizeram do espelho-d’água uma espécie de poço dos desejos, no qual jogam moedas e fazem pedidos.
Endereço: Península da Alvorada
Visitação: Quarta-feira à tarde.
Como chegar?
Abrir no maps
O Viaja Brasil é um impulsionador do Turismo Nacional, atuando para fortalecer todas as regiões do país, promovendo e comercializando os principais destinos turísticos brasileiros através de uma ação deste grande Portal, aproximando vendedores e compradores por meio de uma plataforma de comércio eletrônico.
Viaja Brasília 2002 - 2021 ® Todos os direitos reservados Powered by Viaja Brasil