O que fazer?
Anterior Próximo
Compartilhar

MEMORIAL DO JK EM BRASÍLIA – MUSEU

MEMORIAL DO JK EM BRASÍLIA – MUSEU Localizado próximo à Praça do Cruzeiro, em um dos pontos mais altos do Plano Piloto, o Memorial JK foi projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado no dia 12 de setembro de 1981, data do aniversário do ex-Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. Em uma área de aproximadamente 25 mil metros, o edifício ocupa uma parte considerável, o que lhe atribui grandeza e magnitude. De admirável beleza plástica, o edifício em mármore branco é circundado por espelhos-d’água e jardins ornados por esculturas.

Um pedestal de concreto armado, com 28 m de altura, sustenta a estátua do Presidente JK, reproduzindo um aceno cordial para a cidade que construiu. Obra de Honório Peçanha, a estátua de bronze mede 4,50 m e pesa 1,5 kg. Em seu jardim, uma escultura do Presidente com Dona Sarah sentados em um banco convida o visitante a entrar e conhecer um pouco da história do Brasil e do fundador de Brasília, sua biblioteca particular com três mil volumes, seus objetos pessoais e variado acervo. O museu é uma das maiores atrações brasilienses, visitada por turistas não somente do Brasil, mas também de todas as partes do mundo.

A construção do Memorial surge a partir de uma campanha para arrecadar dinheiro para sua construção, segundo a revista Manchete, em 1979, uma diretoria que tinha Sarah Kubitschek como presidente e Adolpho Bloch vice-presidente, por meio da campanha “Você constrói o Memorial JK”, pede contribuições em dinheiro para serem depositadas numa relação de mais de 20 instituições bancárias em nome do Memorial JK em Brasília – museu para erguer o monumento em Brasília.

No monumento aonde foi criado especial para as memorias de Juscelino Kubistsche,foi ideia de sua esposa Sarah Kubistsche dando ideia para o arquiteto Oscar Niemayer fazendo entao uma homenagem ao seu falecido marido.

No local, encontram-se o corpo de JK, diversos pertences, como sua biblioteca pessoal, e fotos tanto dele como de sua esposa Sarah. Apresenta obras projetadas por Athos Bulcão em sua área externa, um vitral desenhado pela artista Marianne Peretti sobre a câmara mortuária e uma escultura de 4,5 metros de autoria de Honório Peçanha.

No andar superior há o Auditório Márcia Kubitcheck, filha de Juscelino. A sala é utilizada para apresentações de música, teatro, palestras e corais. Ela é composta por um piano de cauda e uma cabine de som e imagem. Imagens do ex-presidente são projetadas num painel ao fundo da sala. Além disso, 310 poltronas espalhadas pelo espaço formam a letra K, inicial do sobrenome Kubitscheck.

Endereço: Eixo Monumental/Lado Oeste, Praça do Cruzeiro.
Visitação: terça-feira a domingo, 9h às 18h, exceto feriados

Como chegar?

Abrir no maps

Anterior Próximo
Compartilhar

Curtiu?
Reserve um city tour ou passeio agora!

Data
Adultos
Bebês
Crianças

Sobre

O Viaja Brasil é um impulsionador do Turismo Nacional, atuando para fortalecer todas as regiões do país, promovendo e comercializando os principais destinos turísticos brasileiros através de uma ação deste grande Portal, aproximando vendedores e compradores por meio de uma plataforma de comércio eletrônico.

Contato

Setor Comercial Norte Quadra 05 Bloco A – Sala 417 - Torre Norte Brasília Shopping – Asa Norte, Brasília-DF
[email protected]

Faça parte

Integre seu negócio

Área do agente

Acesse
Cadastre-se

Viaja Brasília

Viaja Brasília 2002 - 2020 ®
Todos os direitos reservados
Powered by Viaja Brasil