Notícias
Anterior Próximo
Compartilhar

“Goiás tem respeito pelo meio ambiente e por quem produz”, diz Caiado ao assinar decreto de criação do Parque Estadual Águas do Paraíso

14 de setembro de 2020

Depois de mais de 20 anos de espera, governador garante sustentabilidade e desenvolvimento regional ao compartilhar com Prefeitura de Alto Paraíso gestão da nova unidade de conservação. “Tudo o que olhamos nesse horizonte, a natureza levou bilhões de anos para construir e agora terá proteção integral”, destaca secretária Andréa Vulcanis (Semad). “O turismo vai contribuir com geração de emprego e renda para comunidade local”, diz Fabrício Amaral (Goiás Turismo)

“Vamos mostrar Goiás como um Estado que tem respeito pelas pessoas, pelo meio ambiente e por quem produz. É esse o equilíbrio que temos que buscar”, anunciou o governador Ronaldo Caiado, em Alto Paraíso. Acompanhado pela coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado, e pela secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, ele esteve no município para assinar, nesta sexta-feira (11/09), data em que se comemora o Dia do Cerrado, o decreto que cria o Parque Estadual Águas do Paraíso, na região da Chapada dos Veadeiros.

A unidade de conservação, que será gerida de forma compartilhada pelo Governo de Goiás e pela Prefeitura de Alto Paraíso, abrangerá uma área de aproximadamente 5 mil hectares, na região turística das Cataratas do Rio dos Couros. “Isso fará com que possamos conciliar e não ter uma queda de braço. Não se governa aflorando desentendimentos, mas pacificando, produzindo, trabalhando, ganhando condições de dignidade e emprego”, ressaltou Caiado.

Titular da Semad, Andréa Vulcanis definiu a criação do parque como um momento histórico, que põe fim à espera de 20 anos. “O governador cria uma amostra significativa de conservação desse bioma tão importante”, revelou e citou que o Cerrado ocupa cerca de um quarto do território nacional. “Tudo que olhamos nesse horizonte, a natureza levou bilhões de anos para construir e agora terá proteção integral.”

Sustentabilidade
Unir cuidado com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável é um dos objetivos do Governo de Goiás. “Não se faz turismo sem cuidar das pessoas, da comunidade local. Esse talvez seja o maior princípio de uma política pública do setor”, apontou o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, que destacou o objetivo de despertar nos moradores da região da Chapada dos Veadeiros novas vocações, a exemplo do Turismo Rural. “A conservação hoje é um dos grandes desafios mundiais, temos que comemorar muito a criação do parque e o nosso setor vai contribuir com a geração de emprego e renda para vocês. Tenho certeza que nós vamos colocar bons projetos em prática.”

A primeira-dama Gracinha Caiado destacou que conheceu a comunidade local em 2019, quando foi à região da Chapada dos Veadeiros para dar início ao levantamento do Índice Multidimensional de Carência das Famílias (IMCF). A partir daí foram designadas as políticas sociais para a população, principalmente dos assentamentos. “Temos ajudado, fazemos o que podemos, doamos cestas básicas, mas sabemos que isso não é tudo. Queremos fazer muito mais, e vamos fazer, trazer renda e fazer com que vocês possam ter um meio de vida melhor”, disse.

Gracinha Caiado ainda falou sobre a necessidade de envolvimento da comunidade para alavancar o turismo da região. “Não é possível fazer turismo sem ter a mão dos moradores daqui, que precisam ser beneficiados e a quem queremos ajudar. Vocês terão apoio do governador Ronaldo Caiado.”

Diferente de outras datas, 11 de setembro de 2020 é uma data histórica para Elaine Soares Franco, presidente do Assentamento Esusa. “Estamos de alma lavada, missão cumprida. A partir de agora, essa natureza há de ser preservada e respeitada como merece”, afirmou. Moradora da região há anos, Elaine manifestou toda a sua gratidão ao governador Ronaldo Caiado pela criação do Parque Estadual Águas do Paraíso. “Nosso muito obrigado por olhar por essa comunidade tão pequena. Eu me disponibilizo para o que for necessário para que este projeto cresça e gere frutos”, concluiu.


Governador Ronaldo Caiado assinando decreto de criação do Parque Estadual Águas do Paraíso – Foto: Junior Guimarães e Cristiano Borges
O vice-prefeito de Alto Paraíso, Marlon Rogério Bandeira, reforçou que a união dos esforços contribuirá tanto para a preservação do meio ambiente quanto para o fortalecimento da economia local. “Esse é um momento importantíssimo. Essa unidade de conservação vem para dar um ordenamento local e regional. Quando a gente fala de preservar, precisamos de políticas públicas de fortalecimento, de capacitação para a nossa comunidade”, sublinhou.

Em relação à gestão compartilhada do Parque, o vice-prefeito, que na solenidade representou o prefeito Martinho Mendes, garantiu que Estado e município estarão de mãos dadas. “A prefeitura é parceira do Estado, estamos juntos por um objetivo maior, pela preservação e fortalecimento da nossa comunidade.”

Com a criação do parque, a comunidade também será beneficiada com serviços oferecidos pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater).

Estiveram presentes também o chefe de Gabinete da Governadoria, Flávio Inácio, representando o vice-governador Lincoln Tejota; o secretário de Comunicação, Tony Carlo; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos; o presidente da Câmara Municipal de Alto Paraíso, vereador Carlos José Pereira Santos (Tito); também os vereadores Claudiomar Teles Gonçalves e Uedison Garcez; o ex-prefeito de Alto Paraíso Allan Barbosa; o diretor do Sindicato Rural de Alto Paraíso, Francisco Marçal; a coordenadora regional de Educação de Planaltina, Dinalva Cantallops; o comandante da 11º Companhia Regional da Polícia Militar, tenente-coronel Marcelo Granja; o comandante do Corpo de Bombeiros, aspirante Veridiano; o presidente de assentamento, Virgílio Craus e Pastor Raimundo; além dos prefeitos Débora Domingues (São João da Aliança) e Eduardo Terra (Campos Belos).


Alto Paraíso – GO – Região da Chapada dos Veadeiros

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Anterior Próximo

Sobre

O Viaja Brasil é um impulsionador do Turismo Nacional, atuando para fortalecer todas as regiões do país, promovendo e comercializando os principais destinos turísticos brasileiros através de uma ação deste grande Portal, aproximando vendedores e compradores por meio de uma plataforma de comércio eletrônico.

Contato

Setor Comercial Norte Quadra 05 Bloco A – Sala 417 - Torre Norte Brasília Shopping – Asa Norte, Brasília-DF
[email protected]

Usuário

Login

Faça parte

Integre seu negócio

Área do agente

Acesse
Cadastre-se

Viaja Brasil

Viaja Brasil 2002 - 2020 ®
Todos os direitos reservados
Powered by Viaja Brasil