Notícias
Anterior Próximo

Brasília ganha busto em homenagem a Mahatma Gandhi

10 de Janeiro de 2020

Escultura é presente da Embaixada da Índia e foi instalada no Parque da Cidade

Brasília foi a cidade escolhida para receber a estátua de bronze em homenagem a Mahatma Gandhi. Inaugurada nesta quinta-feira (9), em cerimônia realizada por representantes do GDF, da Secretaria de Turismo e da Embaixada Indiana. A iniciativa é uma celebração aos 150 anos do nascimento do líder que pregou a paz durante toda a sua vida. Além do Brasil, outros países como Portugal, África do Sul e Inglaterra também foram contemplados com o presente.

O Parque da Cidade foi escolhido após avaliação sobre o impacto turístico dos principais pontos do DF, por ser um dos locais mais visitados de Brasília. A instalação foi aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Secretaria de Executiva das Cidades, responsável pelo parque. A estátua é feita de bronze, pesa cerca de 300 quilos e foi instalada próximo à lagoa do parque. O acesso mais fácil é pelo estacionamento 10.

Durante a cerimônia, a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, ressaltou que 2020 será especial e contará com uma programação com eventos oficiais para comemorar os 60 anos de Brasília. “É uma honra compor a celebração de 150 anos de nascimento de uma personalidade histórica tão respeitada e admirada mundialmente como Mahatma Gandhi e em um momento tão especial para a nossa cidade”.

Para Paco Britto, governador em exercício, que compareceu ao evento com a 1ª dama, Ana Paula Hoff, o espaço de instalação do busto se transformou em um local de paz no coração da cidade. “O busto desse importante líder espiritual e a aproximação dessas duas nações tem como objetivo celebrarmos e buscarmos uma sociedade mais inclusiva”, disse.

“Brasília e o Parque da Cidade são uma ótima forma de concluir as celebrações que começaram ano passado em homenagem a Mahatma Gandhi. Assim, podemos celebrar a figura de Gandhi, sua trajetória e legado em nome da paz”, ressaltou Koventhan, encarregado de negócios da Embaixada da índia em Brasília.

A cerimônia ainda contou com a presença de brasileiros que estudam híndi na Embaixada da índia, sob a orientação da senhora Reva Garg. A turma cantou a oração favorita de Mahatma Gandhi.

Também estiveram presentes na inauguração o Sr. Saulo Diniz (IPHAN), Sr. Ruy Coutinho (secretário de Desenvolvimento Econômico), Sr. Everaldo Gueiros (secretário de Projetos Especiais), Sr. Fernando Leite (secretário das Cidades), Sr. Silvestre Rodrigues, (Adm. do Parque da Cidade), Sr. Helio Rodrigues (Adm. do SIA), Sra. Giselle Moll (SEDUH), Mestre Woo (Tai Chi Chuan), Monge Sato (Templo Budista), Pastor Laurindo, Sr. Paulo Medeiros (TBV), Sr. Candido Teles (Terracap), Sr. Odilon Leite (Apex-Brasil), Sra. Cosete Ramos (Ama Brasília), Silvestre Rodrigues (Adm. do Parque da Cidade), Giselle Moll (secretária executiva da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação), Roberto Andrade (secretário executivo da Secretaria de Projetos Especiais), Candido Teles (presidente da Terracap), Hélio Rodrigues (Adm. do SIA), representantes da Embratur, e o corpo diplomático de diversas embaixadas localizadas em Brasília.

Anterior Próximo

Sobre

O Viaja Brasil é um impulsionador do Turismo Nacional, atuando para fortalecer todas as regiões do país, promovendo e comercializando os principais destinos turísticos brasileiros através de uma ação deste grande Portal, aproximando vendedores e compradores por meio de uma plataforma de comércio eletrônico.

Contato

Setor Comercial Norte Quadra 05 Bloco A – Sala 417 - Torre Norte Brasília Shopping – Asa Norte, Brasília-DF
[email protected]

Viaja Brasil

Viaja Brasil 2002 - 2020 ®
Todos os direitos reservados
Powered by Viaja Brasil