Warning: Cannot assign an empty string to a string offset in /var/www/html/006-br.com.viajabrasil/www/wp-includes/class.wp-scripts.php on line 454
TRIBO PUYANAWA - Viaja Acre

Anterior Próximo
Compartilhar

TRIBO PUYANAWA

Os Poianauas (Puyanawa) são um grupo indígena que habita o extremo oeste do estado brasileiro do Acre, mais precisamente na Terra Indígena Puyanawa. O primeiro registro de contato do grupo com não índios data de 1904.

História
A partir das duas últimas décadas do século XIX, terras indígenas às margens do rios Juruá e Purus com presença de caucho e seringa foram invadidas por grupos de caucheiros, seringueiros e seringalistas. Em 1888, o rio Moá, afluente do Juruá, começou a ser explorado por não-índios. Em 1892, todo o rio já estava povoado pelos exploradores, incluindo o rio Azul, seu principal braço. No ano seguinte, surgiram os primeiros relatos da presença de índios de língua Pano no Paraná dos Moura e no rio Moá.

Em 1901, houve a primeira tentativa de contato com os Puyanawa. Os índios levaram os pertences de seringueiros que estavam atuando na região. O coronel Mâncio Lima organizou uma expedição com a participação de três indígenas de outras etnias, e durante onze dias percorreram a mata à procura dos índios Puyanawa. A expedição não conseguiu contato, mas localizou vestígios recentes todos os dias. Foram encontrados treze grandes roçados e cinco barracões onde foram deixados presentes. Três anos depois, os índios voltaram a entrar nas casas dos seringueiros, onde pegaram ferramentas e roupas. Desta vez, foram localizados e encurralados. Ensinaram o caminho até sua aldeia, que já estava vazia à altura. Dez dias depois, uma nova expedição encontrou a aldeia queimada.

Em 1905, o prefeito do Alto Juruá, Gregório Taumaturgo Azevedo, relatou a existência das aldeias puyanawa na bacia do Moa. Uma característica histórica dos Puyanawa era a tatuagem facial, comum a outros grupos de línguas pano. No começo do século XX, o padre Tastevin relatou que esses índios costumavam traçar uma linha da boca ao lóbulo da orelha, com linhas verticais sobrepostas e um tom azulado ao redor dos lábios. Crianças de oito a dez anos eram tatuadas pelos mais velhos. Mas esse hábito não perdurou, e na década de 1980 apenas três índios ainda apresentavam tatuagem facial.

 

Como chegar?

Abrir no maps

Anterior Próximo
Compartilhar

Curtiu?
Reserve um city tour ou passeio agora!

Data
Adultos
Bebês
Crianças

Sobre

O Viaja Brasil é um impulsionador do Turismo Nacional, atuando para fortalecer todas as regiões do país, promovendo e comercializando os principais destinos turísticos brasileiros através de uma ação deste grande Portal, aproximando vendedores e compradores por meio de uma plataforma de comércio eletrônico.

Contato

Setor Comercial Norte Quadra 05 Bloco A – Sala 417 - Torre Norte Brasília Shopping – Asa Norte, Brasília-DF
[email protected]

Faça parte

Integre seu negócio

Área do agente

Acesse
Cadastre-se

Viaja Acre

Viaja Acre 2002 - 2020 ®
Todos os direitos reservados
Powered by Viaja Brasil